terça-feira, 9 de outubro de 2012

VIAGENS PELA ESCRITA - Jerusalém, Gonçalo M. Tavares (1ª Parte)



VIAGENS PELA ESCRITA - Jerusalém, Gonçalo M. Tavares
Espaço Semanal da Rádio Periquito, Nº09

Primeira Parte

António Lobo Antunes considera M. Tavares um dos grandes romancistas da nova geração de escritores portugueses. Acrescenta que não vê outros de grande envergadura na moderna literatura nacional.
O facto de ser um escritor genial não garante a Lobo Antunes uma criteriosa e justa avaliação da realidade literária à sua volta; também não tem Fernando Pessoa em muito boa conta. Não sou obrigado a concordar com ele.
Na verdade, a ficção destes dois autores encontra-se nos antípodas uma da outra, quer nos temas, quer na forma de escrita que suporta a narrativa.
Em Lobo Antunes, por norma, a narrativa é feita no presente, embora com recurso às memórias do passado e sem definição de futuro. A linguagem é original, expressiva e com uma força de imagens inigualável.
A mais valia deste romance de M. Tavares está toda nas personagens e suas relações. Situa-se numa época intemporal (algures no futuro), sem indicação de país (talvez na Europa) e dentro de uma indefinida estrutura social. A linguagem utilizada é agradável, correta e sem exigir atenção especial.
Talvez por serem tão diferentes, Lobo Antunes o tenha em tanta consideração.
Mas deixemos L. Antunes para outra oportunidade, mesmo porque é ainda recente a publicação do seu último romance.
De regresso a "Jerusalém", começo por uma apresentação geral da obra.
A história decorre dentro de uma sociedade caraterizada pelo choque permanente entre uma maioria da população em estado de loucura geral e a minoria que a controla, constituída pelos diferentes detentores do poder que, entre si, procuram o equilíbrio, explorando os pontos fracos uns dos outros.
História perfeita de um "mundo cão", em estado de pura e refinada maldade.

Banda Sonora: Philip Glass -- "Secret Agent and Roast Beef"

© José Dias & Rádio Periquito 2011

http://youtu.be/A84VmnygE-I

http://youtu.be/USXwvPvzhzI

http://youtu.be/Kzm4Zfi2s5E

Sem comentários:

Enviar um comentário